terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Vida de Dona de Casa

Desde pequena sempre soube que não queria ser dona de casa. Depois que cresci tive mais certeza ainda! Nada contra as donas de casa... O fato é que esse é um “trabalho” muito ingrato.

Elas, as donas de casa, trabalham e não ganham nada. Não falo apenas de dinheiro ou de prestígio social, elas não recebem reconhecimento algum. Passam o dia limpando, esfregando, varrendo, passando, secando, lavando, organizando, e ninguém, nem os familiares, dizem um obrigado, como se tudo que elas fizessem fosse nada, apenas uma obrigação delas e ao invés do obrigado elas ganham mais sujeira, mais reclamação. Não há quem manifeste algo do tipo: como a casa esta limpa, que bom ter minhas roupas lavadas e passadas, que gostosa essa comida... Algumas vezes até reparam, mas ninguém comenta. Além disso, é muito melhor sair de casa, se afastar dos problema do lar, dos filhos, do que ter que resolver tudo isso. Uma dificuldade no trabalho pode ser muito mais cômoda do que uma dificuldade dentro de casa. E quem cuida dessa parte chata, são elas, as donas de casa.

São elas que tem que aguentar essa árdua tarefa de organizar a vida familiar,educar, resolver os problemas do filhos. Numa olhada rápida, pode parecer que esssas coisas não são tão complicadas assim. Mas acredite, são! São um monte de coisinhas que desgastam, porque se tiver uma briga ou problema não é com teu chefe ou teus empregados, é com as pessoas que tu mais ama, tua famíia, e as donas de casa não podem voltar pro lar para relaxar e esperar pelo próximo dia de trabalho, elas não tem pra onde fugir.

Muitos podem achar que elas que escolheram essa vida. Mas até pouco tempo atrás não era uma questão de escolha, e mesmo hoje que as mulheres trabalham, não raro, elas tem que resgatar a dona de casa dentro de si. E resgastam essa dona de casa, de todas as lembranças e observações de relações, isso quando não foram treinadas desde pequenas, e ai sim, elas tem que trabalhar(emprego) e ainda assim, limpar, esfregar, cozinhar e tudo o mais...E nem marido nem filho reconhecem, como se tudo que elas estivessem fazendo, fosse algo natural! Como se naquele almoço de domingo, onde as mulheres cozinham, e após a refeição todos homens vão dormir ou ver tv, enquanto elas independente da idade, estão limpando , lavando e secando fosse algo normal. Todo mundo faz de conta que é assim o certo já que sempre foi assim.

Parece que cedo ou tarde todas as mulheres são donas de casa. Mas não é preciso torcer pra na próxima encarnação ser homem, as próprias mulheres aceitam esse papel como se fosse delas, apenas delas. Felizmente eu generalizei, e há de haver exceções para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário