Eu cansei de tudo que eu vejo, de tudo que eu escuto, de tudo que jogam na minha cara, de tudo que entopem os meus ouvidos. Invadem minha casa com notícias de corrupção, assaltos, acidentes, mortes, etc.
Enquanto eu engulo a comida eu vejo na TV crianças desnutridas. Enquanto eu tranco a porta de casa eu lembro dos ladrões. Enquanto eu planejo minha viagem eu lembro de todas as pessoas que foram e não voltaram mais. Enquanto eu penso nas reformas pra casa eu lembro que aquele quarto que parece tão pequeno, possui o mesmo espaço da moradia de uma família pobre. Enquanto tudo me parece ruim na minha vida, o mundo me convence de que eu sou uma pessoa privilegiada, já que, há outras vivendo muito pior do que eu.
Eu quase sinto vergonha das minhas reclamações, mas minhas reclamações não são vergonhosas. O mundo é que é vergonhoso! Tantas pessoas vivendo em condições humilhantes, e mesmo assim eu posso reclamar. Por melhor que eu esteja ainda não é o suficiente, não é o que eu sonhei pra mim e muito menos o que eu desejei aos outros. Mas esses contrastes gritantes que existem na sociedade, parecem não nos espantar muito. Estamos acostumados, acomodados. Somos obrigados a ver e escutar tragédias de todo tipo e ainda assim não pensamos nisso. Às vezes parece que nos esquecemos que há pessoas boas, honestas, engajadas em ajudar. Pessoas que ajudam aos outros, não por sacrifício, nem publicidade, mas porque pra elas é o certo, é gratificante. Mas nós invés de incentivarmos essas ações, ou pelo menos ler as poucas notícias que têm sobre isso, continuamos apegados à escândalos e sensacionalismos, enfim, continuamos com nossa violência de todos os dias.
Vivemos num lindo castelo de vidro, supostamente protegidos de todo o mal do mundo. Não enchergamos(mesmo com o vidro) o quão frágil somos. Só percebemos quando nosso castelo de vidro quebra, e os vidros que nos protegiam viram os cacos que nos ferem.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Isso do mundo te convencer que é privilegiada e te fazer sentir vergonha das coisas que não te agradam na tua vida e das tuas ambições eu chamo "nivelar por baixo".
ResponderExcluirTe contenta com o que tu tem pq tem gente pior. Ao invés de almeja o máximo que tu pode conseguir e incentiva os outros a fazerem o mesmo, a lutarem por si próprios.
Quanto aos cacos que ferem quando o vidro quebra, já estou cansado deles. Das feridas que causam a mim e as pessoas que eu prezo. Vamos encontrar uma solução?
Talvez eu tenha me expressado mal. Não foi exatemente isso que eu pretendia dizer. Por exemplo, enquanto tem uns passando fome, eu tô reclamdo que o preço dos alimentos subiram, mas eu ainda posso comprá-los. Eu to no privelégio comparado a eles. Por isso que eu QUASE sinto vergonha das minhas reclamações, mas na verdade, elas não são vergonhosas, o mundo é que é uma vergonha.Mas mesmo os meus problemas comparados ao deles serem menores, eu posso reclamar, porque ainda não é o que eu quero pra mim, eu não tô contente com o que eu tenho. Não foi o que eu sonhei pra mim, e nem o que eu desejei aos outros. Resumindo, eu concordo exatamente com o que tu falou.
ResponderExcluir